Aulas, interrupções letivas e férias. Anote na sua agenda as principais datas do calendário escolar para o ano letivo de 2024-2025.
O calendário escolar é um elemento importante para a organização da vida familiar. Além disso, é também indispensável para os alunos planificarem o estudo e as avaliações externas (provas e exames). Fique a conhecer o calendário escolar organizado por trimestres para o próximo ano letivo, destinado aos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e consulte aqui o Despacho n.º 8368/2024.
Segundo o Despacho do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), nos próximos quatro anos letivos, mantém-se a possibilidade da adoção de uma organização por semestres da atividade das escolas, em vez da organização trimestral (a mais comum).
É dada, ainda, a possibilidade de as escolas utilizarem dias contemplados na terceira interrupção do ano letivo, através da fixação de outro ou outros períodos de interrupção.
Por fim, o Despacho do MECI estabelece que as escolas possam encerrar, por completo, pelo período de uma semana, durante o mês de agosto, por forma a compensar a intensidade e a exigência das tarefas desenvolvidas no final do ano letivo.
Ao contrário do que aconteceu até aqui, a proposta do MECI não estabelece, simultaneamente, um calendário da avaliação externa (provas de aferição, provas finais do 9.º ano e exames nacionais do ensino secundário). O MECI remete essas datas para regulamentação própria a fixar posteriormente.
De acordo com a proposta de calendário escolar do MECI, no próximo ano letivo os três períodos letivos distribuir-se-ão da seguinte forma:
Quanto às pausas letivas, estão previstos quatro momentos: Natal (duas semanas), Páscoa (duas semanas), Carnaval (três dias) e verão (três meses). A saber: