Trata-se do único Programa de intervenção nos domínios da semântica e da morfossintaxe cientificamente validado em Portugal para crianças em idade pré-escolar ou no início da idade escolar com perturbação de linguagem.
Atividades de semântica:
- identificação e nomeação de imagens, cores, formas geométricas;
- identificação e nomeação de imagens pela função;
- evocação de categorias semânticas e respetivos elementos;
- noções espaciais;
- opostos;
- relações semânticas;
- absurdos semânticos
- julgamento semântico.
Atividades de morfossintaxe:
- compreensão de frases de diferentes complexidades (simples e complexas por coordenação e subordinação), de diferentes tipos (declarativas e interrogativas) e construções (ativas e passivas);
- flexão nominal em género e em número;
- derivação de palavras.
Para cada uma das diversas atividades do PICL são descritos os objetivos, instruções, possíveis procedimentos e recursos necessários.
A Ferramenta de Contabilização Linguística - Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (FCL - TL-ALPE) é uma ferramenta semiautomática constituída por um conjunto de folhas do software Microsoft Excel que auxilia os Terapeutas da Fala na sua prática clínica ao reduzir o tempo e recursos necessários para registar e processar os dados recolhidos durante a aplicação do TL-ALPE de maneira a apresentá-los de forma intuitiva, recorrendo aos dados normativos facultados no manual do instrumento.
A FCL - TL-ALPE surgiu no âmbito do projeto final da Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. A ferramenta foi desenvolvida pela Terapeuta da Fala Mariana Pereira, a Terapeuta da Fala Patrícia Oliveira e a Professora e Terapeuta da Fala Isabel Monteiro da Costa.
Simples e fácil de aplicar
Aferido cientificamente para pequenos falantes da língua portuguesa com idades compreendidas entre os 3 anos e os 6 anos e 11 meses
Avalia as competências de compreensão auditiva e de expressão verbal oral, bem como a metalinguagem
Permite elaborar um plano de intervenção específico para os problemas detetados e analisar a eficácia da intervenção terapêutica
Destina-se a terapeutas da fala e pode ser aplicado por educadores de infância, psicólogos ou pediatras como forma despiste
“Quanto mais tarde forem intervencionadas maior a possibilidade de terem um grande atraso não só no desenvolvimento linguístico como no cognitivo, escolar e social, com todas as repercussões que isso representa no desenvolvimento do ser humano”
Ana Mendes
Simples e fácil de usar
Rastreia, avalia e diagnostica as perturbações articulatórias e fonológicas
Analisa e corrige as deficiências da fala em crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 6 anos e 11 meses
Ajuda a estabelecer um plano de intervenção e monitorização da sua eficácia e eficiência ao longo do tempo
Destina-se a terapeutas da fala e pode ser aplicado por educadores de infância, psicólogos e outros profissionais de saúde e de educação como forma de despiste
“É essencial fazer uma avaliação nesta faixa etária, porque os problemas que ocorrem nestas idades em termos fonético-fonológicos podem, mais tarde, ter uma repercussão na aprendizagem da leitura e da escrita”
Marisa Lousada
Simples, rápido e fácil de aplicar
O único teste aferido cientificamente para pequenos falantes da língua portuguesa tendo em conta a sua faixa etária – até aos 4 anos, até aos 5 anos e até aos 6 anos
Identifica se as crianças têm ou não adquiridas as competências de compreensão auditiva, expressão verbal oral, metalinguagem e fonético-fonológicas
Destina-se a terapeutas da fala e pode ser aplicado por pediatras, enfermeiros, educadores de infância ou pais/cuidadores como forma despiste
1 Manual de instruções
10 Folhas de registo
1 Arquivador
PVP: 30,00€
20 Folhas de Registo RALF
PVP: 20€
Cada criança é única e, como tal, também tem o seu próprio ritmo de aquisição de competências.
Não falar antes dos dois anos ou falar desde cedo são ambas situações consideradas normais.
Contudo, há pequenos detalhes que quando detetados precocemente pelos familiares podem, no futuro, evitar desvios que comprometam o seu desenvolvimento global, quer ao nível da aprendizagem quer do seu desempenho noutras áreas.
Tem mais de dois anos e ainda não fala
Não entende o que lhe é dito
Troca ou omite sons e sílabas
Não consegue focar a sua atenção nem por períodos curtos
Troca sons
Fala pelo nariz
Fala de forma distorcida
Não consegue soprar
Baba-se com frequência
Esforça-se para falar
Cansa-se ao falar
Tem problemas nas cordas vocais
Frequente ou periódica